Curta o VERÃO!

Bem Vindos

Área de Lazer com jogos

Novos Apartamentos

Quarto de Solteiro

Quarto de Casal

Natureza perto de você

Lindos Chalés

Natureza que encanta

Piscina à noite

Book a room

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Dicas para você ter um bom dia de pesca

Transformando piloteiros em especialistas

Os piloteiros e a pescaria
Quando pescamos baseados num hotel, pousada, o barco de pesca é usualmente ocupado por dois pescadores e um piloto, ou piloteiro, com é chamado por esse Brasil a fora. Eles  são muito importantes.
Os piloteiros em geral são profissionais da própria região, muitas vezes nascidos nas barrancas do rio e carregando nas veias sangue caboclo e índio. Eles são experientes e treinados para fazer o seu trabalho, que consiste em levar os pescadores aos mais sabe que um cardume está se alimentando.

Os bons piloteiros têm orgulho de que os pescadores de seu barco consigam os melhores resultados, e chegam a competir entre si, gozando os azares enfrentados pelos companheiros de trabalho. Cada piloteiro é responsável pela segurança e bem estar dos pescadores de seu barco, ajudando-os nos problemas surgidos com enrosco ou com ouso de seus equipamentos. O piloteiro cuida também de retirar o peixe hábil e rápido. (Se você pretende devolver o peixe ao rio avise antes o piloteiro) .Peixes abaixo da média legal serão sempre devolvidos ao rio.

Todo piloteiro certamente gosta de pesca. É a decisão de o pescador deixar ou não que este o ajude a capturar o peixe, porém os peixes que ele venha à pescar pertencem aos pescadores daquele barco contando assim para a cota de transporte (lembre-se se sua cota estourar nos primeiros dias de pescaria com peixes pequenos você terá que soltar os peixes grandes ou pequenos que porventura você pescar) . É também responsabilidade do piloteiro abastecer o barco com iscas e combustível, limpar e guardar os peixes de cada pescado. Caba ainda ao piloteiro abastecer a caixa térmica com bebidas, sob a orientação do pescador.

Os barcos utilizados para a pesca são geralmente de 6 metros, e os pescadores dispõem de assentos com encostos e de coletes salva-vidas fornecidos pela pousada. É indispensável ressaltar a importância do uso do colete salva-vidas, pois os barcos se deslocam com bastante velocidade entre a pousada e os pesqueiros, e algumas formas de se pescar, com a rodada, são feitas com o barco em movimento. Pessoas não sabem nadar ou que não estão com bom condicionamento físico devem usar colete salva-vidas todo o tempo. Desnecessário dizer que os piloteiros são cuidadosos, mas sempre é bom ter uma dose de cautela.

Se ocupantes do barco resolver passar o dia inteiro no rio, além da “quentinha” que é fornecida pela pousada, os piloteiros são habilidosos em preparar no barranco, em lugar apropriado e com sombra, filés de peixe e de boi na chapa, levando os utensílios e ingredientes para esse fim. Basta combinar de véspera com pousada e o piloteiro. O peixe naturalmente é o capturado naquela manhã, e a comida, apesar de simples, costuma ser excelente…

A maioria das pousadas trabalha com piloteiros terceirizados. Prestam um atendimento melhor, sendo que se os seus pescadores não ficarem contentes ele corre o risco de não ser chamado para uma próxima pescaria, e a gorjeta é portanto uma decisão dos pescadores e resultado da satisfação de cada um.

Lembre-se: O piloteiro é uma pessoa simples, um ser humano e, portanto, sujeito a falhas. Trate-o com muito com respeito e ,se for necessário, explique sobre aquilo que não está agradando ou que não gostaria que ele fizesse, e na sua simplicidade ele se esforçará em atendê-lo bem.
Lembre-se também que, em qualquer situação de pesca, há dias de sorte e dias de azar, não importa os esforços dos piloteiros.A satisfação maior para o piloteiro é saber que fez o máximo possível para o bem estar de seu pescador sendo o seu esforço recompensado não pela quantidade de peixes e sim pela sua dedicação.

Lembrete da pousada sossego – A pescaria deve ser agradável para ambos os lados:
Terapêutica: Para o pescador que vem não só pescar, mas divertir-se e fazer uma higiene mental para fortalecer-se e poder enfrentar as dificuldades no dia-a-dia. Estruturação: Para o piloteiro que com o suor de seus esforços conseguirem chegar ao final de um dia após uma longa jornada de trabalho satisfazer seus clientes e prover de alimentos e as necessidades básicas a sua família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Lembretes

1- Procurar Conservar os materiais emprestados da Pousada.
2- Se precisar usar a churrasqueira procurar avisar com antecedência.
3- Necessitando levar marmita de manhã avisar no mínimo até as 21:00 horas.
4- As iscas para o dia seguinte também deverão ser encomendadas à noite (tipo, quantidade, qualidade)
5- Precisando sair mais cedo que o horário de saída normal (ex. para pegar um melhor ponto) converse com seu guia ou avise a pousada.
6- Ao contratar um guia de pesca procure tirar dele o máximo de conhecimento possível (ex. tipo de pescaria que vão praticar, se o seu material esta compatível com a pescaria, tipos de iscas, melhores horário, recursos disponíveis, etc…)
7- Procure saber qual é o tamanho mínimo de captura do peixe que você esta levando, lembre-se o peixe pequeno que você solta hoje é o peixe que o estará divertindo amanhã. (Cota de viagem 10kg. + exemplar).
8- Traga sempre consigo a licença de pesca amadora, e se tiver embarcação, arrais amador, documento do barco e motor, seguro da embarcação.
9- Coletes, poita, cabos (cordas), remos, são itens obrigatórios para a navegação.
10- Antes de qualquer pescaria procure trazer sempre que possível o seu remédio de uso diário além de (anti inflamatórios, analgésicos, aspirinas, e nunca esquecer seu protetor solar).
11- Use sempre de bom senso e prudência, temos que respeitar a natureza, quando o guia anunciar que deverão sair por causa de mau tempo que se aproxima com ventos fortes, procure arrumar o material de pesca o mais rápido possível.
12- Não jogar lixo no rio ou em qualquer área verde nos barcos colocar em sacolas plásticas ou saco de lixo a natureza agradece.
* Nossos funcionários (cozinheiras, piloteiros, guias e serventes) são instruídos para servi-los da melhor maneira possível, a gorjeta além de praxe, serve também para medir o seu grau de satisfação.